Simpósio envolve acadêmicos na temática dos cuidados paliativos

Lives e Webnars ANCP
calendar
21 de março de 2017

Simpósio envolve acadêmicos na temática dos cuidados paliativos

O I Simpósio de Cuidados Paliativos organizado pela Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PALLIUM reuniu 440 pessoas no sábado, dia 18 de março, para um intenso debate sobre a atenção ao paciente cuja doença ameaça a vida. O evento foi apoiado pela Regional Sudeste da ANCP.

Tendo como público acadêmicos dos cursos de saúde da PUC Minas e de outras instituições de ensino, bem como profissionais das diversas áreas associadas aos cuidados paliativos, a iniciativa apostou no formato didático, com três palestras, duas mesas redondas e dois colóquios acadêmicos, trazendo experiências paliativistas dos palestrantes e promovendo aproximação com a plateia. Além disso, a agenda abriu espaço para os lançamentos dos livros “E a vida continua”, de autoria de Gláucia Rezende Tavares e Eduardo Carlos Tavares; e “A morte é um dia que vale a pena viver”, de Ana Claudia Quintana Arantes.

O mote central do evento Sensibilizar e integrar para bem cuidar foi discorrido em palestras que falaram sobre “Cuidados Paliativos e Educação em saúde”, ministrada pela Dra. Maria das Graças Mota de Figueiredo (FMIt – Itajubá/MG); “Diretivas Antecipadas de Vontade”, tema apresentado pela Dra. Luciana Dadalto (Newton Paiva e Faculdade Batista/MG); “A morte ensina a viver”, abordagem defendida pela Dra. Ana Claudia Quintana Arantes (Casa do Cuidar/SP e Humana Vida); enquanto a Dra. Cristiana Savoi (SOTAMIG) destacou a “A importância da equipe multidisciplinar”.

A primeira mesa-redonda, coordenada pelo Dr. José Ricardo de Oliveira (UNIMED/BH), teve falas da Dra. Gláucia Rezende Tavares (Rede API/MG) que tratou do assunto “Dignificar a morte”, e da Dra. Filomena do Vale (SANTA CASA/BH), que comentou sobre “Transmissão de notícias difíceis”. A segunda, sob coordenação do Dr. Eduardo Carlos Tavares, manteve o foco nos “Cuidados Paliativos na Atenção Primária de Saúde” e contou com a participação das doutoras Marina Corradi, Fabiane Silva, Sabrina Barbosa, Thaís Ker Werner.

Em comunicado divulgado após o evento, a Liga PALLIUM informou ter recebido inúmeras mensagens, vídeos e depoimentos de participantes que, depois de acompanharem as discussões, se sentiram inspirados e motivados na busca por um cuidado mais sensível à dor e ao sofrimento dos pacientes.


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg