Atividades diversificadas no VI Congresso

Lives e Webnars ANCP
calendar
18 de julho de 2016

Atividades diversificadas no VI Congresso

Entre 21 e 24 de setembro acontece o VI Congresso Internacional de Cuidados Paliativos em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Com uma programação diversificada, o evento quer contemplar os principais aspectos dos Congressos Paliativos no Brasil e no mundo. Além de diversidade de temas, os tipos de aula também serão variados, dando maior dinamismo ao Congresso.

Ao longo do evento, haverá cinco sessões plenárias, oportunidades para discutir o tema central do evento “Brasil mostra tua cara – Cuidados paliativos no Brasil e no mundo”. Cada plenária terá 70 minutos de duração, com dois palestrantes, que farão uma exposição de 30 minutos cada, complementares. Os dez minutos finais são destinados a um resumo das apresentações, feita pelo presidente da mesa. Como não contemplarão discussões abertas, as sessões plenárias sempre serão sucedidas por um intervalo ou atividade, para estimular a troca de opiniões entre os congressistas.

Já as sessões científicas (painéis) serão mesas-redondas com temas de interesse variado. Acontecerão de quatro a cinco painéis concomitantes, com duração de 90 minutos cada, sendo três palestrantes e um presidente de mesa. Cada apresentação pode ter duração máxima de 25 minutos e os 15 minutos finais serão abertos para perguntas e respostas.

Neste ano, haverá ainda alguns “painéis surpresa”. Para falar sobre diferentes modelos de serviços de Cuidados Paliativos e modalidades de ensino, os apresentadores serão escolhidos entre os inscritos para temas livres nas categorias de descrição de assistência ou ensino. É uma forma de inserir como destaque a produção de serviços de diferentes localidades do Brasil. Haverá ainda uma mesa especial também com seleção e discussão de trabalhos científicos recentes e de relevância para os cuidados Paliativos. Esta mesa contará com dois coordenadores que apresentarão os temas e organizarão as discussões.

Nas sessões de apresentações orais, serão apresentados os trabalhos inscritos por pesquisadores. Serão de quatro a oito sessões concomitantes aos painéis, com 90 minutos cada. Em cada sessão haverá um presidente de mesa e um moderador, que em conjunto convidarão os apresentadores e organizarão perguntas e comentários sobre os trabalhos. Cada trabalho terá 15 minutos de apresentação, sendo 10 min para exposição e cinco para perguntas e comentários. Os presidentes e os moderadores serão membros da comissão científica e funcionarão como avaliadores dos trabalhos. Serão entre cinco a seis trabalhos por sessão.

Poderão acontecer, em período concomitante aos painéis, algumas atividades extras com anuência da comissão científica. Essas atividades serão dirigidas a at[e 40 pessoas, mediante inscrição. São oficinas técnicas sobre temas variados. Já estão programadas: Oficina de psicodrama, envolvendo o tema da comunicação no atendimento ambulatorial, Oficina prática de Hipodermóclise (leia sobre essa oficina aqui) e a Oficina prática de comunicação.

No período da manhã, todos os dias, haverá o chamado “Encontro com o professor”. Serão sessões curtas, de 45 minutos de duração, com um professor convidado e um tema objetivo. O professor tem entre 20 e 25min, no máximo para a sua exposição e mais 20 minutos para perguntas e discussão com os participantes. Serão cinco encontros a cada manhã.

Nos intervalos para almoço, poderão ser realizados simpósios patrocinados por entidades diversas. Os temas e professores serão de escolha e responsabilidade do patrocinador.

Ao final dos trabalhos do primeiro dia de Congresso, em 22 de setembro, haverá a wine hour, momento de confraternização e descontração entre os congressistas, patrocinado pelas vinícolas locais, no ambiente das exposições.

Na sexta, dia 23, acontecerá a Assembleia da ANCP, um encontro deliberativo entre os sócios da ANCP. Todos aqueles com as anuidades quitadas terão direito a votar para a próxima diretoria da ANCP e regionais. Outros pontos importantes para o bom funcionamento e posicionamento da ANCP poderão ser discutidos e deliberados, conforme pauta a ser informada com antecedência.

Para saber mais sobre a programação do VI Congresso, acesse aqui.


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg