Exame de suficiência em Cuidados Paliativos

Lives e Webnars ANCP
calendar
29 de maio de 2016

Exame de suficiência em Cuidados Paliativos

Estão abertas as inscrições para o Exame de Suficiência na área de atuação Medicina Paliativa referente a 2016. Este ano, com a novidade de que a avaliação será realizada, pela primeira vez, durante o VI Congresso Internacional de Cuidados Paliativos, em Bento Gonçalves (RS), em setembro. “É um grande reconhecimento da importância da Academia Nacional de Cuidados Paliativos como sociedade que agregue as especialidades em torno dessa área de atuação”, explica Maria Goretti Sales Maciel, presidente da ANCP, médica especializada em Medicina Geral e Comunitária e diretora do Serviço de Cuidados Paliativos do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe).
Até então, as provas eram feitas na sede da Associação Médica Brasileira (AMB) para comprovar a atuação em cuidados paliativos de profissionais de oito especialidades: Anestesia, Cancerologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Clínica Médica, Geriatria, Medicina de Família e Comunidade, Medicina Intensiva e Pediatria. Para este ano, a ANCP pleiteou que o exame de suficiência fosse durante o VI Congresso Internacional, que já agrega os especialistas e interessados em cuidados paliativos, e foi atendida pela AMB.

A elaboração da prova continua sob a responsabilidade da Comissão Nacional de Medicina Paliativa, via AMB, e contempla questões das oito áreas citadas acima.

Outra novidade é que, a partir de 2016, duas novas especialidades – Infectologia e Neurologia – também podem obter o título de suficiência. No entanto, por ser o primeiro ano, ainda não estão contempladas nesse edital. “Como aconteceu com as outras oito áreas, o primeiro crivo é feito por meio de edital específico e o teste é de título, portanto elas não estão contempladas nesse exame de setembro em Bento Gonçalves, mas os especialistas serão chamados pela AMB”, explica Dra. Maria Goretti.

Para ler o edital completo, acesse http://amb.org.br/wp-content/uploads/2016/Edital%20Medicina%20Paliativa%202016%20aprovado.pdf


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg