Dia Mundial de Cuidados Paliativos: criatividade e engajamento Brasil afora

Lives e Webnars ANCP
calendar
10 de outubro de 2015

Dia Mundial de Cuidados Paliativos: criatividade e engajamento Brasil afora

O Dia Mundial de Cuidados Paliativos, celebrado hoje (10/10) em todo o mundo, foi comemorado por instituições de norte a sul do Brasil. Foram ações de conscientização, cinedebates, palestras, rodas de conversa, jornadas científicas – iniciativas variadas com o mote “Vidas Esquecidas, Pacientes Ocultos” que primaram pela criatividade e engajamento de responsáveis e entidades.

Embora o Dia Mundial de Cuidados Paliativos seja comemorado sempre no segundo sábado de outubro, em muitos lugares as atividades tiveram início uma semana antes, como o evento organizado pela Liga de Saúde e Espiritualidade do Cariri, na cidade de Barbalha, no Ceará. A Semana de Cuidados Paliativos culminou com a II Jornada de Cuidados Paliativos do Cariri, realizada hoje, e que reuniu cerca de 400 participantes. O encontro contou com a presença da presidente da ANCP Maria Goretti Maciel.

Em outros locais, hospitais dedicaram um dia inteiro para sensibilização da equipe profissional. Em Santa Catarina, o Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital Santo Antônio de Blumenau promoveu no dia 08 de outubro diversas atividades para os funcionários do hospital, com o intuito de disseminar informação e esclarecer sobre a importância dos Cuidados Paliativos. Entre as ações estava a exibição do documentário “A Vida por um Fio”, que retrata a situação dos Cuidados Paliativos no Brasil.

Hoje, ações espalhadas por todo o Brasil lembram a população e profissionais de saúde sobre a importância de políticas públicas para Cuidados Paliativos.

No Rio de Janeiro, um evento promovido pela Comissão Permanente de Cuidados Paliativos da Sociedade Brasileira de Geriatria (SBGG), em parceria com a SBGG-RJ e a ANCP Sudeste, abordou diversos aspectos dos CP, tais como demandas emocionais e aspectos legais. Cerca de 150 pessoas participaram do evento, que teve entre os palestrantes os geriatras Filipe Gusman e Daniel Azevedo.

No Rio Grande do Sul, o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel) organizou o Dia de Lazer, com atividades para adultos e crianças, para marcar não apenas o Dia Mundial, mas também o Dia das Crianças. Entre as ações estavam momento de embelezamento, sessão de cinema, atividade física, momento de reflexão e diversas brincadeiras. O Dia de Lazer foi realizado em conjunto com o Brechó Daycare, organizado ontem com o objetivo de arrecadar recursos para o Centro de Cuidados Paliativos do HE-UFPel.

Muitas instituições preferiram eleger o mês de outubro inteiro para comemorar os Cuidados Paliativos e promoverão atividades até o dia 31. O Hospital Aliança de Salvador, na Bahia, por exemplo, promoverá uma roda de conversa sobre diretivas antecipadas de vontade voltada para médicos e outros profissionais de saúde no dia 14 de outubro.

Confira as imagens e mais detalhes de iniciativas pelo Brasil na página da ANCP no Facebook.


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg