Campanha marca Dia Mundial de Cuidados Paliativos

Lives e Webnars ANCP
calendar
29 de setembro de 2015

Campanha marca Dia Mundial de Cuidados Paliativos

“Vidas Esquecidas, Pacientes Ocultos” – este é o mote da campanha que marca o Dia Mundial de Cuidados Paliativos, que neste ano será comemorado em 10 de outubro.

Criada pela World Hospice and Palliative Care Association (WHPCA), ONG internacional dedicada ao desenvolvimento de Cuidados Paliativos e hospice no mundo, a campanha de 2015 foca em grupos específicos que precisam lutar por acesso a cuidados paliativos, tais como crianças, prisioneiros e populações que moram em regiões distantes dos grandes centros.

No Brasil, a campanha “Vidas Esquecidas, Pacientes Ocultos” ganhou uma dimensão adicional: além de reivindicar pelos direitos desses grupos, ela reforça o coro do movimento paliativista por políticas públicas de Cuidados Paliativos no país.

“Aqui no Brasil muitos pacientes com necessidades de Cuidados Paliativos saltam aos olhos dos que se interessam pelo tema, mas, permanecem ocultos para a maioria dos profissionais que ainda não foram sensibilizados ou treinados. É necessário um investimento bem direcionado para criar estruturas adequadas, treinar profissionais e prover os medicamentos e insumos para a boa prática,” afirma Maria Goretti Maciel, presidente da ANCP.

Para divulgar a mensagem e marcar a data, instituições e serviços dedicados a Cuidados Paliativos em todo o Brasil desenvolverão iniciativas locais e concomitantes, sempre baseados no tema “Vidas Esquecidas, Pacientes Ocultos”.

No Rio de Janeiro, a ANCP-RJ, em parceria com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) e SBGG-RJ, promoverão uma manhã de palestras para celebrar o Dia Mundial, abordando tópicos como Cuidados Paliativos no Direito, Cuidados Paliativos em idosos e paliação em instituições de longa permanência.

No Ceará, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Cariri promoverá entre 5 e 10 de outubro a Semana de Cuidados Paliativos do Cariri, que trará uma programação especial todos os dias com debates e estudos sobre cuidados paliativos, humanização, espiritualidade e solidariedade.

Instituições interessadas em usar a identidade visual oficial da campanha para marcar a data em seu serviço podem solicitar o arquivo para ancpimprensa@paliativo.org.br


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg