II Simpósio Norte-Nordeste de Cuidados Paliativos: novidades e pioneirismo

Lives e Webnars ANCP
calendar
15 de junho de 2015

II Simpósio Norte-Nordeste de Cuidados Paliativos: novidades e pioneirismo

O II Simpósio Norte Nordeste de Cuidados Paliativos da ANCP, que acontece entre 25 e 27 de junho em Fortaleza (CE), prevê um público de cerca de 270 pessoas para os três dias de evento e tem atividades especiais preparadas para os congressistas.

Entre os destaques da programação incluem-se:

Cursos pré-simpósio: os participantes do congresso poderão participar de oficinas que abordarão temas como “Comunicação de más notícias”, “Controle de sintomas” e “Hipodermóclise”.

Mesa redonda sobre dilemas éticos com membros da Câmara Técnica da Terminalidade da Vida e Cuidados Paliativos do Conselho Federal de Medicina: farão parte da mesa as especialistas Maria Goretti Maciel (SP), Cláudia Burlá (RJ) e Rachel Moritz (SC), bem como a própria presidente do simpósio, para compor uma mesa que abordará os Cuidados Paliativos como imperativo ético. “Queremos afirmar os Cuidados Paliativos como um direito humano baseado na ciência e na arte de cuidar”, diz Inês Tavares Vale e Melo, presidente do simpósio.

Simpósio Satélite da Mundipharma: o simpósio terá como palestrante João Batista Garcia, ex-presidente da Sociedade Brasileira para Estudos da Dor (SBED) e atual conselheiro da Associação Internacional para Estudos da Dor (IASP, na sigla em inglês). Ele abordará a utilização dos novos opioides no tratamento da dor do paciente em cuidados paliativos.

“Estamos quebrando paradigmas”, afirma Inês. “Será o primeiro evento de grande porte realizado no Ceará – um congraçamento científico e social que resultará em benefícios para os pacientes, familiares e nossa população em geral.”

UNIMED Fortaleza na linha de frente

Uma das principais patrocinadoras do simpósio, a UNIMED Fortaleza imprimiu sua marca pioneira em diversas atividades do evento.

Uma delas é o I Fórum Unimed Fortaleza de Cuidados Paliativos. O objetivo é promover a troca de experiências com as UNIMEDs do Brasil sobre práticas assistenciais de cuidados paliativos já implementadas, o trabalho em equipe, modelos de assistência atualmente empregados, indicadores utilizados.

“Também queremos estimular a criação de novos serviços onde ainda não existam e mostrar que o resultado deste trabalho leva a um tratamento mais humanizado, com melhor qualidade de vida e final de vida para portadores de doenças ameaçadoras da vida e seus familiares”, explica Inês, que coordena o Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital Regional UNIMED Fortaleza.

Uma outra iniciativa da UNIMED Fortaleza em prol dos Cuidados Paliativos foi a reimpressão da cartilha “Cuidar na Essência – Uma conversa sobre cuidados paliativos”, numa parceria com a Academia Nacional de Cuidados Paliativos.

“Vamos lançar e distribuir a cartilha de cuidados paliativos no Ceará como uma forma de educar e informar a população, dando assim um exemplo a ser seguido pelos demais estados do nosso imenso Brasil”, destaca Inês.


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg