Vamos falar de cuidados paliativos?

Lives e Webnars ANCP
calendar
28 de maio de 2015

Vamos falar de cuidados paliativos?

O manual Vamos falar de Cuidados Paliativos, lançado na segunda-feira (25), traz uma questão que a população brasileira ainda é relutante em discutir: falar sobre cuidados de final de vida. O material é baseado no documento Let’s Talk about Palliative and Hospice Care, da Ohio Health,instituição de referência em Cuidados Paliativos nos EUA. O texto original foi traduzido e adaptado para uso no Brasil pela Comissão Permanente de Cuidados Paliativos da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

Segundo Daniel Azevedo, geriatra e presidente da Comissão, o objetivo da publicação é trazer informações introdutórias sobre o tema para profissionais da saúde ou familiares que queiram entender a filosofia e o histórico dos Cuidados Paliativos.

“Além de uma visão geral do assunto, a cartilha traz também reflexões sobre a aproximação entre geriatria e cuidados paliativos e sobre paliação em idosos. Ela conta, ainda, com orientações sobre diretivas antecipadas de vontade e sugestões de leituras complementares”, explica Azevedo.

O especialista acrescenta que falar sobre final de vida ainda é um desafio, já que é natural ter medo e até desconfiar daquilo que desconhecemos – a dificuldade de se abordar o tema é encontrada tanto entre os pacientes quanto entre profissionais. Para o geriatra, está na hora de falar abertamente sobre Cuidados Paliativos.

Ao contrário do que se pensa, os cuidados paliativos não se limitam ao câncer. Doenças crônico-degenerativas, como demência, síndrome de fragilidade, doença renal crônica, insuficiência cardíaca e doença pulmonar obstrutiva crônica, também têm indicação para cuidados paliativos. Segundo Azevedo, é fundamental que os profissionais reconheçam essa indicação para prestar uma assistência paliativa adequada a seus pacientes, respeitando suas biografias e preferências.

“Não são cuidados de menor importância ou ‘cuidados para pessoas que estão morrendo’. São cuidados que permitem que pessoas com doenças incuráveis, que ameaçam a continuidade da vida, vivam da maneira mais plena possível. Para isso, é importante promover a autonomia das pessoas doentes e maximizar sua independência, através da comunicação franca com a família e de um bom controle de sintomas”, esclarece.

Para Azevedo, o principal obstáculo à implementação e ao crescimento dos Cuidados Paliativos no Brasil é a ausência da disciplina nos currículos do profissionais da saúde, que continuam sendo treinados para manter a vida a qualquer custo, mesmo que isso implique sofrimento.

A carência de profissionais especializados também é evidente. São poucos os centros de formação e treinamento em Cuidados Paliativos no Brasil.

Outro obstáculo importante é a relutância da sociedade em discutir a morte e a terminalidade. “A percepção de que todos são finitos deveria motivar as pessoas a redigirem suas diretivas antecipadas de vontade para garantir que, mesmo em situações imprevistas, como um acidente grave com sequela neurológica irreversível, por exemplo, seus desejos sejam respeitados”, completa Azevedo.

O material ajuda a encarar a discussão sobre preferências de cuidado, e sobre a morte, para a sociedade.  Isso permite que as pessoas se programem melhor para o que vem adiante, tanto para eventos previsíveis quanto para surpresas. pode ser baixado gratuitamente e compartilhado por todos que se interessarem.

Clique aqui para ter acesso ao manual.

Por Fernanda Figueiredo, com SBGG


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg