Liga de Cuidados Paliativos de Itajubá

Lives e Webnars ANCP
calendar
28 de maio de 2015

Liga de Cuidados Paliativos de Itajubá

A Liga de Cuidados Paliativos da Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIt) nasceu de uma expansão da disciplina na grade curricular. “Cuidados Paliativos aqui é uma disciplina separada e é obrigatório que todos participem dela. Porém, a carga horária da disciplina é menor do que a necessária para o ensino e me dei conta de que era necessário criar mais oportunidades para os alunos que se interessavam”, explica Graça Mota Figueiredo, coordenadora do grupo.

A Liga nasceu em 2009 e se dedica exclusivamente a aprofundar o estudo de alguns tópicos dentro dos Cuidados Paliativos, que não puderam ser bem desenvolvidas dentro da sala de aula. Hoje o grupo já atua com 20 membros, número máximo permitido. Só podem participar alunos da FMIt.

“De um certo ponto de vista, a Liga é uma sala de aula com menos alunos. E nós percebíamos que a demanda dos próprios estudantes pedia por muito mais, como material de ensino e aprendizado, além de atividades práticas. Ela é limitada em relação aos participantes de atividades que não podem ser de fora da faculdade”, diz Graça.

Para expandir as atividades e o aprendizado dos participantes, em 2011 foi criado o projeto extracurricular “A Arte do Cuidar”, aberto a todos os interessados no tema.

Com tarefas mais abrangentes, um dos objetivos do projeto é o desenvolvimento de manuais de cuidados paliativos, escritos por alunos e com uma linguagem direta, mas sem perder o rigor científico. Já foram editados três manuais até hoje.

“Embora sejam grupos diferentes no número de alunos e nos objetivos, ambos participam de todas as atividades relativas a cuidados paliativos. Quando é uma ação da Liga, o projeto é convidado e vice-versa. Então eles caminham sempre juntos, mesmo que suas funções sejam diferentes”, finaliza Graça.

PLANOS PARA 2015: Lançamento do primeiro gibi para ensinar a falar sobre morte e cuidados paliativos com crianças; sarau; lançamento de manuais e vídeos e simpósio.


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg