Projeto procura introduzir CP na atenção primária

Lives e Webnars ANCP
calendar
13 de março de 2015

Projeto procura introduzir CP na atenção primária

A ausência de cuidados paliativos na atenção primária ainda é um dos principais obstáculos para garantir qualidade de vida a pacientes com doenças crônicas que ameaçam a vida. Foi pensando na introdução precoce desse tipo de cuidado que o grupo Estratégia da Saúde da Família, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde do Rio Grande (RS), elaborou o projeto “Estar ao Seu Lado”.

Em funcionamento desde novembro do ano passado, a iniciativa atua em duas frentes. Em uma delas, o projeto capacita profissionais de saúde através de encontros mensais para discussão da temática, com informações específicas sobre cuidados paliativos para diferentes especialidades. “Sem capacitação dos agentes comunitários de saúde, da equipe técnica composta por técnicos de enfermagem, enfermagem e médicos, não há como fazer algo adequado para os nossos pacientes. Melhor capacitados, lidaremos de forma mais adequada com a demanda da UBS e poderemos oferecer mais aos pacientes selecionados e a seus cuidadores. Sempre é possível fazer mais”, diz o médico Santiago Rodríguez Corrêa, idealizador do projeto.

Além de formar profissionais, o projeto “Estar ao Seu Lado” desenvolve ações para sensibilizar a comunidade sobre o papel e a importância dos cuidados paliativos, enfatizando seus benefícios quando introduzidos precocemente. As ações acontecerão em reuniões abertas, reuniões específicas para cuidadores e apresentações do tema aos conselhos local e municipal. Para Corrêa, uma das propostas de abordagem familiar é a educação e o empoderamento das famílias, de maneira a torná-las menos dependentes da equipe.

O projeto foi aprovado na Fundação Federal de Rio Grande e cadastrado no SIGProj (Sistema de Informação e Gestão de Projetos) em setembro de 2014 como um projeto de extensão, que visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população. Embora ainda não haja financiamento, o grupo coordenador pode usar a estrutura da Fundação para aplicar o projeto pela Secretaria Municipal de Saúde.

Com a sistematização do cuidado paliativo na atenção primária, o grupo Estratégia da Saúde da Família no município de Rio Grande pretende atingir uma população de cerca de 3 mil pessoas, muitas das quais se encontram em área de risco, vivendo sob extrema pobreza.

O projeto vem ganhando reconhecimento internacional. Ele foi selecionado para exposição oral na 4th International Conference of Public Health and Palliative Care em Bristol, Inglaterra, que acontecerá em maio deste ano. A apresentação será feita pelo próprio Corrêa.

“Essa seleção ressalta a importância dos cuidados paliativos e propõe sua ampliação por meio de uma via da aplicação na atenção primária, ao mesmo tempo que aumenta a responsabilidade do projeto perante a comunidade. Acredito que, aplicados no nível de atenção primária, os cuidados paliativos colaboram muito na redução de custos de um sistema de saúde e no melhor cuidado desses pacientes. Esperamos que novas experiências como a nossa surjam em um país continental como o Brasil”, conclui Corrêa.

Por Fernanda Figueiredo


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg