Cuidados Paliativos em pauta na Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Lives e Webnars ANCP
calendar
25 de novembro de 2014

Cuidados Paliativos em pauta na Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Num sinal claro de que cada vez mais alunos de graduação se interessam por Cuidados Paliativos, os alunos da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) dedicaram a quarta edição do jornal acadêmico Sinapse, que circula este mês, ao tema.

Entre os temas discutidos estão o pioneirismo do Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar (PIDI) e como ele contribuiu para uma abordagem mais abrangente dos Cuidados Paliativos dentro da Hospital Escola da UFPel (HEUFPel). Uma das principais conquistas é a construção do Centro Regional de Atenção Paliativa, que contará com 20 leitos para internação, um ambulatório multiprofissional com capacidade para atender cerca de 1.200 pacientes por mês, além de contar com centro de controle do PIDI, inserido na estrutura do hospice. A obra, já em andamento, deve ser concluída em maio de 2015. Além de ser referência para a população, o centro tem como objetivo o envolvimento dos acadêmicos na área de cuidados paliativos. “Estamos batalhando para nos transformarmos em um centro formador em cuidados paliativos no país”, disse Julieta Fripp, diretora geral do HEUFPel e vice-presidente da ANCP.

A edição especial também trouxe uma entrevista exclusiva com a geriatra e especialista em Cuidados Paliativos Ana Claudia Arantes, que falou sobre sua própria experiência com Cuidados Paliativos e a oportunidade de participar do TEDx FMUSP (evento comemorativo dos 100 anos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), em que comoveu milhares de pessoas com a palestra “A morte é um dia que vale a pena viver”.

Tiveram espaço no jornal também críticas de filmes (Antes de Partir, com Jack Nicholson e Morgan Freeman e Perfume – A história de um assassino) e reflexões sobre a multidisciplinaridade da medicina, o papel das ligas acadêmicas e a crescente importância dos Cuidados Paliativos na forma como se pratica a medicina hoje.


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg