Liga de CP da FAMERP atua através do tripé pesquisa-extensão-ensino

Lives e Webnars ANCP
calendar
26 de agosto de 2014

Liga de CP da FAMERP atua através do tripé pesquisa-extensão-ensino

A Liga de Cuidados Paliativos da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto tem pouco mais de um ano mas já vem fazendo avanços significativos na divulgação da prática de Cuidados Paliativos. A vice-coordenadora da Liga Jucilene Zara fala a seguir sobre o trabalho do grupo.

Quando e por que foi criada a Liga de Cuidados Paliativos da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto?

A Liga de Cuidados Paliativos da FAMERP foi inaugurada em abril de 2013 pelas graduandas de Enfermagem Jeniffer Lourenço Bellazzi, Jucilene Miguel Zara, Gabriela Martins Espolador, Jhessica Leticia Cavarzan, Carla Juliana de Freitas Pantaleão e Natália Cristina Franchini Ribeiro, sob a coordenação da docente de Enfermagem Prof.ª Drª Adriana Pelegrini dos Santos Pereira.

A iniciativa ocorreu devido à curiosidade das graduandas em saber mais sobre o assunto após uma visita à Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital de Base de São José de Rio Preto. Além disso, a instituição não abrange o assunto na grade curricular dos cursos de Enfermagem e Medicina.

A Liga tem o compromisso de divulgar o conhecimento da prática de Cuidados Paliativos, mostrando a importância de priorizar a escolha de estratégias que valorizem a morte natural digna, sem a moderna obstinação tecnológica em um contexto benéfico ao enfermo.

Como é a atuação da Liga?

A Liga de Cuidados Paliativos da FAMERP atua através do tripé universitário: Pesquisa, Extensão e Ensino.

Na área da Pesquisa os membros foram divididos em dois grupos, que estão realizando as seguintes pesquisas: “Perfil Epidemiológico dos Pacientes em Cuidados Paliativos atendidos em Ambulatório” e “Identificação do conhecimento dos graduandos de Enfermagem e Medicina sobre Cuidados Paliativos”.

Na frente de Extensão realizamos o Projeto ” Contador de Histórias”, em que, por uma semana, os membros foram à unidade de Cuidados Paliativos do Hospital de Base de São José do Rio Preto para interagir e contar histórias aos pacientes e acompanhantes. Participamos da Feira da Saúde (Encontro das Ligas FAMERP), abordando a população e refletindo o tema “Os 5 maiores arrependimentos frente a morte”.

No Ensino são realizadas aulas quinzenais com duração de 1 hora e meia. Utilizamos de aulas teóricas, discussões de artigos, apresentação e discussão de casos e realização de capacitações. No ano passado Coordenamos o “I Simpósio Acadêmico de Cuidados Paliativos da FAMERP”.

Quantos profissionais são associados da Liga atualmente?

A Liga é aberta para os alunos de Enfermagem, Medicina e residentes da FAMERP. Hoje ela conta com a participação de 29 membros onde todos são alunos da Enfermagem. As seis coordenadoras e a docente responsável também são do curso de Enfermagem. Infelizmente não tivemos adesão dos alunos da Medicina.

De que maneira as atividades promovidas pela Liga podem ajudar na formação mais humanizada e completa do profissional de saúde?

O Cuidado Paliativo é um tema que não está incluído na grade curricular da nossa instituição e ainda é pouco conhecido entre acadêmicos e profissionais da saúde. Ao entender a importância da humanização do atendimento e da atenção integral ao paciente e à família, a Liga tem como compromisso integrar esta nova filosofia de cuidado à formação dos acadêmicos e, consequentemente, colaborar para a formação de profissionais mais humanizados.

Houve um aumento no interesse sobre o tema “Cuidados Paliativos” desde o início das atividades da Liga? Como vocês divulgam suas atividades?

Percebemos que o tema despertou interesse entre os alunos devido ao aumento do número de membros participantes da Liga este ano comparado ao de 2013, que contava com apenas 12 membros e 6 coordenadores. A Liga divulga suas atividades através de panfletos e rede sociais, mas contamos com uma ferramenta imprescindível: o tradicional “boca a boca” de membros da Liga entusiasmados com o tema que comentam com outros acadêmicos, despertando interesse e curiosidade.

A Liga tem algum evento programado até o final do ano?

A Liga de Cuidados Paliativos da FAMERP, em parceria com o Hospital de Base de São José do Rio Preto e a Unidade de Cuidados Paliativos, realizará entre os dias 13 e 18 de outubro a “Semana dos Cuidados Paliativos”. O objetivo é divulgar esta prática para profissionais e sociedade e deixar mais claro que Cuidados Paliativos não são sinônimo de Cuidados Terminais. A semana irá ser encerrada com o “II Simpósio de Cuidados Paliativos do Hospital de Base”, que abordará principalmente o tema de manejo de dor.


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg