Um acampamento que ajuda crianças e adolescentes no processo de luto

Lives e Webnars ANCP
calendar
26 de agosto de 2014

Um acampamento que ajuda crianças e adolescentes no processo de luto

“A vida é olá, a vida é adeus.” Este é o mantra que toda criança e adolescente é incentivado a levar a sério no Camp Aloha, um acampamento de luto infantil que acontece todos os anos em Savannah, Georgia, nos EUA.

O acampamento que dura um fim de semana é facilitado pela equipe do Hospice Savannah e seus voluntários. Embora cada criança seja diferente, eles têm uma coisa fundamental em comum: a perda de um ente querido. Alguns desses entes queridos receberam cuidados paliativos; outros não. O Camp Aloha existe com o único propósito de ajudar crianças e adolescentes com idades entre 6-17 a entender e normalizar a sua dor.

Participando do mesmo tipo de diversão e jogos que crianças experimentam em qualquer outro acampamento de verão, essas crianças estão nas mãos de especialistas em luto que irão ajudá-los a processar a sua dor. Neste acampamento eles receberão um abrangente aconselhamento em luto, ao mesmo tempo que estão cercados por crianças que compartilham sentimentos similares.

Ao sentar-se ao redor de uma fogueira na segunda noite, cada criança é convidada a escrever a seu ente querido falecido uma carta pessoal. Isso lhes dá uma oportunidade de colocar em palavras o que eles desejariam ter dito a essa pessoa se ela ainda estivesse viva. Um conselheiro de luto explica que as cartas serão colocadas no fogo e as mensagens levada para os céus na fumaça. Os participantes andam em uma procissão ao redor do fogo, antes de colocar suas cartas nas chamas. Depois, eles são incentivados a compartilhar seus pensamentos e sentimentos.

A fogueira muitas vezes traz à tona os sentimentos mais intensos e uma liberação emocional, mas o Camp Aloha também ensina que a dor pode ser seguida por alegria.

Clique aqui para assistir o vídeo onde as crianças relatam suas experiências.

Fonte: ehospice


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg