Pacientes que documentam seus desejos de final de vida têm mais chance de recebê-los, mostra estudo

Lives e Webnars ANCP
calendar
10 de julho de 2014

Pacientes que documentam seus desejos de final de vida têm mais chance de recebê-los, mostra estudo

Pacientes que documentam seus desejos de final de vida usando um formulário médico especial têm mais chance de receber esses cuidados específicos nos seus últimos dias, mostrou um estudo publicado em junho no periódico Journal of the American Geriatrics Society.

Pesquisadores da Oregon Health and Science University observaram o crescente uso do formulário voluntário, chamado Physician Orders for Life-Sustaining Treatment ou POLST. O estudo é o maior sobre o tema até hoje e é o primeiro a observar as preferências especificadas no formulário e onde as pessoas morrem de fato.

Programas de POLST foram adotados ou estão em desenvolvimento em 43 estados nos EUA. Os proponentes afirmam que, além de dar voz aos pacientes diante de uma enfermidade avançada, os formulários podem ajudar a cortar os gastos do país em intervenções que prolonguem a vida de pacientes que não desejam esse prolongamento. No entanto, os programas ainda se mantêm controversos com alguns grupos no sempre disputado debate sobre cuidados de final de vida.

Os pesquisadores examinaram certidões de óbito de 58 mil pessoas que morreram de causas naturais em 2010 e 2011 em Oregon, onde a abordagem POLST foi desenvolvida em 1991 e que tem a mais completa base de dados em relação a seu uso.

Clique aqui para acessar o estudo na íntegra.


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg