PUCPR Campus Londrina realiza Primeiro Seminário de Ética e Bioética

Lives e Webnars ANCP
calendar
8 de abril de 2014

PUCPR Campus Londrina realiza Primeiro Seminário de Ética e Bioética

Foi realizado na semana passada o Primeiro Seminário Acadêmico de Ética e Bioética da PUCPR Campus Londrina. O evento, que aconteceu nos dias 3 e 4 de abril, foi voltado para estudantes de medicina e trouxe à mesa temas relacionados a cuidados no final de vida. O tom do encontro foi dado já na conferência de abertura, que teve como ponto central “O exercício ético da Medicina”, discutido pela médica Lizete Rosa e Silva Benzoni, do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR).

Na sexta-feira, os trabalhos começaram com uma mesa-redonda sobre Diretivas Antecipadas de Vontade (DAV). Entre as apresentações incluíram-se “Resoluções do CFM sobre ortotanásia e diretivas antecipadas de vontade”, com a médica Lizete Rosa e Silva Benzoni; “Importância das DAV em pacientes portadores de doenças terminais, com a médica Maria Goretti Maciel, do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (HSPE/SP) e presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos; e “Aspectos jurídicos sobre a ortotanásia e diretivas antecipadas de vontade”, com Rita Tarifa Espolador, professora de Direito da PUCPR Campus Londrina.

A segunda parte do encontro concentrou-se numa mesa-redonda sobre Cuidados Paliativos. José Eduardo de Siqueira, coordenador do curso de medicina da PUCPR Campus Londrina, abordou “Aspectos éticos relativos aos cuidados paliativos”; na sequência, a médica Maria Goretti Maciel discorreu sobre a “Dinâmica de um serviço de cuidados paliativos”; e fechando o evento, Inês Gimenes Rodrigues, docente da PUCPR Campus Londrina, discutiu o tema “Equipe interdisciplinar em Cuidados Paliativos”.

O Primeiro Seminário Acadêmico de Ética e Bioética da PUCPR Campus Londrina é uma iniciativa conjunta da PUCPR Campus Londrina, da Liga de Cuidados Paliativos de Londrina e da Liga de Ética de Londrina.


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg