Parcerias Oficiais

Esta é uma lista de instituições e empresas que constantemente realizam parcerias com a Academia Nacional de Cuidados Paliativos. A ANCP aproveita para agradecer pela valiosa cooperação, que tem possibilitado o desenvolvimento dos Cuidados Paliativos no Brasil:

 
Associação Médica Brasileira – AMB: reuniões sobre a regularização da Medicina Paliativa no Brasil, através do Comitê de Medicina Paliativa, do qual a ANCP faz parte, têm contribuído para que a prática dos Cuidados Paliativos se torne reconhecida nos sistema de saúde brasileiro.
www.amb.org.br

  Associação Latino-Americana de Cuidados Paliativos – ALCP: a integração latino-americana tem sido possível graças à cooperação de entidades como a ALCP e a ANCP. Atualmente, a ANCP participa ativamente da Comissão de Cuidados Paliativos em Pediatria da ALCP e as duas trabalham juntas para a realização do Congresso Latino-Americano de Cuidados Paliativos em 2012, no Brasil.


Associação Paulista de Medicina – APM: em 2007, a ANCP e a APM se uniram para organizar e realizar o Dia Mundial de Cuidados Paliativos, em São Paulo, Worldday 2007, que contou com um Concerto de Viola Caipira no Parque Villa Lobos, em São Paulo.
www.apm.org.br

  Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos – APCP: as entidades têm trabalhado em conjunto na divulgação de eventos e de atividades de Cuidados Paliativos nos dois os lados do Atlântico, numa parceria mutuamente benéfica.
www.apcp.com.pt

  Caixa Econômica Federal: a CEF foi a patrocinadora oficial da ANCP no III Congresso Internacional de Cuidados Paliativos (novembro de 2008), em Brasília, e foi o banco oficial do evento.
www.caixa.gov.br

  Casa do Cuidar: a entidade, localizada em São Paulo, realiza diversas atividades na área de Cuidados Paliativos, com apoio da ANCP.
www.casadocuidar.org.br

  Central das UNIMEDs de Minas Gerais: Participação nos eventos da instituição em Belo Horizonte e São João del Rei. Elaboração de um capítulo sobre a Terminalidade da Vida para um livro da UNIMED pelas autoras: Dra. Maria Goretti Maciel, ex-presidente da ANCP e Dra. Ariel Quintão, sócio-fundadora da ANCP.
www.unimed.com.br

  Centro Universitário São Camilo: a parceria entre as instituições do Grupo São Camilo e a ANCP na realização de eventos e publicações mostram que a Igreja Católica apóia e incentiva a prática dos Cuidados Paliativos.
www.saocamilo-sp.br

  Cinemateca Brasileira/Ministério da Educação: nos últimos dois anos, a parceria entre a ANCP e a Cinemateca Brasileira tem possibilitado a realização de um evento que já faz parte do calendário da cidade de São Paulo: o Ciclo de Cinema e Reflexão – Aprender a Viver, Aprender a Morrer. A Cinemateca gentilmente cede um espaço cuja arquitetura encanta todos os presentes e já recebeu duas Jornadas de Cuidados Paliativos (2008 e 2009) e o I Fórum de Cuidados Paliativos CFM/ANCP (2009).
www.cinemateca.gov.br

  Conselho Federal de Medicina - CFM: desde abril de 2006, a ANCP participa da Câmara Técnica sobre a Terminalidade da Vida do Conselho Federal de Medicina – CFM. Em março de 2007, o grupo passou a se chamar Câmara Técnica sobre a Terminalidade da Vida e Cuidados Paliativos. A ANCP, em conjunto com o CFM, organizou diversos eventos ao longo dos últimos anos. Entre eles, o I Fórum sobre a Terminalidade da Vida (São Paulo, junho de 2006) e mesas especiais com o tema em diversos Congressos de Especialidades (tais como Geriatria e Urologia). Em 2008, o CFM foi um dos apoiadores institucionais do III Congresso Internacional de Cuidados Paliativos, no qual fez apresentação especial. A ANCP e a o CFM trabalharam juntos também para a elaboração da Resolução 1805/06. Em 2009, o CFM e a ANCP organizaram o I Fórum de Cuidados Paliativos, em São Paulo, cujo foco foi a discussão da Resolução 1805/06.
www.cfm.org.br


Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo - CREMESP: em 2008, o CREMESP formou um grupo de trabalho que contou com a participação de vários membros da Academia Nacional de Cuidados Paliativos e teve como resultado a publicação, em 2009, do livro Cuidados Paliativos. A publicação, de caráter multidisciplinar e com cerca de 800 páginas, está disponível no site da ANCP para download.
www.cremesp.com.br


Comunidade Coral Luther King: criado há 35 anos em São Paulo, pelo maestro Martinho Lutero, o Coral Luther King tem realizado apresentações brilhantes em eventos apoiados pela ANCP e estará presente no IV Congresso Internacional de Cuidados Paliativos em 2010.

Editora Diagraphic: em 2008 e 2009, a ANCP passou a publicar a série de artigos científicos intitulada Programa de Educação Continua - PEC (oito volumes), o livreto Critérios de Qualidade para os Cuidados Paliativos no Brasil e o Informativo ANCP (oito edições). Em 2009, a Diagraphic foi responsável pela edição do Manual de Cuidados Paliativos - ANCP.
www.diagraphic.com.br


Education in Palliative and End-of-Life Care – The EPEC Project: em 2009, a ANCP começou uma parceria inédita com a Norhwestern University, entidade produtora do EPEC, um dos mais reconhecidos cursos de Cuidados Paliativos a distância. O curso foi traduzido para o português e a primeira turma de facilitadores está praticamente formada. A idéia é abrir o curso para outros interessados a partir de 2010.
www.epec.net

Faculdade de Medicina de Itajubá – MG: é um dos grandes apoiadores do Ciclo de Cinema e Reflexão: Aprender a Viver, Aprender a Morrer, realizando sessões de cinema periódicas em suas próprias dependências.
www.aisi.edu.br

Help the Hospices: entidade inglesa que promove várias atividades na área de Cuidados Paliativos, sendo a facilitadora do Worldday – Dia Mundial de Cuidados Paliativos, celebrado no mundo todo em outubro. A ANCP apóia anualmente o Worldday e divulga vários eventos e trabalhos desta entidade.
www.helpthehospices.org.uk

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HC/FMUSP: em 2009, a ANCP e o Serviço de Cuidados Paliativos do maior hospital da América Latina se uniram para realizar as celebrações do Dia Mundial de Cuidados Paliativos 2009. Na ocasião, foi lançado o Manual de Cuidados Paliativos – ANCP e realizado o I Fórum de Cuidados Paliativos para Jornalistas. O evento reuniu mais de 500 pessoas e foi transmitido ao vivo, pela internet, com a ajuda da Disciplina de Telemedicina da FMUSP.
www.hcnet.usp.br

Hospital do Câncer – Barretos/SP: este hospital mantém um forte grupo de Cuidados Paliativos que atende uma população distante da capital, São Paulo. Sob o comando do Dr. Leonardo Consolin, o Serviço de Cuidados Paliativos do hospital tem constantemente apoiado as iniciativas da ANCP.
www.hcancerbarretos.com.br

Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo – HSPE/SP: em outubro de 2005, a ANCP e HSPE/SP realizaram a I Jornada de Cuidados Paliativos da ANCP e do II Curso de Educação Continuada em Cuidados Paliativos, com o Grupo de Trabalho do CREMESP – SP.
www.iamspe.sp.gov.br


Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo - HSPM/SP: a Hospedaria de Cuidados Paliativos é uma das mais importantes da cidade de São Paulo e todos os seus eventos tem contado com o apoio da ANCP.
http://portal.prefeitura.sp.gov.br/empresas_autarquias/hspm

Hospital Samaritano – SP: a ANCP passou a contar com o apoio deste tradicional hospital de São Paulo, que lançou seu Serviço de Cuidados Paliativos no segundo semestre de 2009.
www.samaritano.com.br

Hospital Santa Marcelina – SP: apoio oficial da ANCP para realização do II Workshop Internacional de Cuidados Paliativos, que aconteceu em outubro de 2009.
www.santamarcelina.org

Instituto Brasileiro de Controle do Câncer - IBCC: a ANCP participou oficialmente dos Workshops Internacionais Brasil-Canadá de Cuidados Paliativos. O primeiro foi realizado em outubro de 2006 e o segundo, em outubro de 2008.
www.ibcc.org.br

Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira – IMIP – Recife/PE: tradicional faculdade de medicina de Pernambuco, estabeleceu parceria sólida com a ANCP em 2009 com atividades de ensino e de desenvolvimento dos Cuidados Paliativos no estado.
www.imip.org.br

Instituto Nacional do Câncer – INCA - RJ: parceiro da ANCP em todos os Congressos realizados e no III Congresso Internacional, realizado em Brasília em 2008.
www.inca.gov.br

Instituto Paliar – SP: entidade de ensino e pesquisa na área de Cuidados Paliativos que tem apoiado diversos eventos da ANCP, como o Ciclo de Cinema e Reflexão: Aprender a Viver, Aprender a Morrer.
www.paliar.com.br

International Association for Hospice and Palliative Care – IAHPC: a ANCP é membro desta que é a principal entidade de representação dos Cuidados Paliativos no mundo. A ANCP ajuda a divulgar os eventos da IAHPC no Brasil e realiza parcerias com esta entidade.
www.hospicecare.com

Laboratório Janssen-Cilag: a empresa tem apoiado todas as iniciativas da ANCP desde sua fundação em fevereiro de 2005. Participou de todos os congressos, das jornadas e seminários da ANCP. Foi o primeiro apoio do site e patrocinou a edição e distribuição do Informativo ANCP e do Programa de Educação Continuada - PEC. A empresa mantém um site de informações científicas para profissionais de saúde.
www.portalmed.com.br


Laboratório Pfizer: parceiro no apoio a eventos, publicações e campanhas da ANCP desde a sua fundação.
www.pfizer.com.br


Laboratório Wyeth: em 2009, o apoio deste laboratório permitiu a realização do Manual de Cuidados Paliativos – ANCP (tiragem de três mil exemplares) e das celebrações pelo Dia Mundial de Cuidados Paliativos.
www.wyeth.com.br

Ministério da Saúde: a ANCP é membro da Câmara Técnica sobre Dor e Cuidados Paliativos do Ministério da Saúde, oficializada através da PT GM/MS nº 3150 de 12/12/2006. O grupo elaborou as Diretrizes Nacionais para o Controle da Dor e Cuidados Paliativos e aguarda em breve sua publicação oficial.
www.saude.gov.br


Oboré Comunicações e Artes - SP: tradicional empresa de comunicação de São Paulo, é uma das organizadoras do Ciclo de Cinema e Reflexão: Aprender a Viver, Aprender a Morrer.
www.obore.com


Palliare – Londrina/PR: instituição de ensino e pesquisa em Cuidados Paliativos, organiza anualmente, em parceria com a ANCP, a Jornada Paranaense de Cuidados Paliativos. Em 2009, durante o evento, também foi realizado o I Encontro do Capítulo Paranaense da ANCP, sob coordenação do Dr. Luis Fernando Rodrigues.
www.palliare.org.br


Pallium Latinoamerica – Argentina: a parceria com a ANCP possibilitou a realização do Curso Pallium de Cuidados Paliativos em São Paulo, com a formação de 60 profissionais de saúde.
www.pallium.org.ar

Premier Residence Hospital - SP: único hospital privado brasileiro a dedicar-se exclusivamente aos Cuidados Paliativos, é parceiro da ANCP desde o início e principal patrocinador do Ciclo de Cinema e Reflexão: Aprender a Viver, Aprender a Morrer.
www.premierhospital.com.br

Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar – PIDI/UFPEL, Pelotas – RS: o PIDI vem realizando vários eventos na área de Cuidados Paliativos, como o Seminário Interdisciplinar de Cuidados Paliativos em 2007, 2008 e 2009. Em 2009, o PIDI, com apoio da ANCP, lançou o Capítulo Gaúcho da ANCP, sob coordenado da Dra. Julieta Fripp.
www.fau.com.br/pidi

Revista Prática Hospitalar: presente na fundação da ANCP e publicando excelentes artigos científicos sobre Cuidados Paliativos, a revista Prática Hospitalar tem sido uma parceira na divulgação da ANCP.
www.praticahospitalar.com.br

Secretaria de Estado da Saúde do Governo do Distrito Federal – SES-GDF: parceira oficial na realização do III Congresso Internacional de Cuidados Paliativos.
www.saude.df.gov.br

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor - SBED: a afinidade de idéias e a vocação para a seriedade e oficialidade das ações marcaram as inúmeras parcerias entre a ANCP e a SBED. A mais importante é a Câmara Técnica em Controle da Dor e Cuidados Paliativos no Ministério da Saúde.
www.dor.org.br

Sociedade Brasileira de Bioética – SBB: tem participado ativamente de eventos promovidos pela ANCP na discussão de políticas de Cuidados Paliativos no Brasil.
www.sbbioetica.org.br

St. Christopher´s Hospice: é o mais antigo hospice do mundo, fundado por Cicely Saunders, na Inglaterra. É uma referência em Cuidados Paliativos. A ANCP mantém diversas atividades com o St. Christopher´s.
www.stchristophers.org.uk


TV Conexão Médica: há três anos, a empresa produz e exibe via satélite, para hospitais em todo o país, o Curso de Cuidados Paliativos ANCP.  São aulas em vídeo, de uma hora de duração. Em 2009, as aulas passaram a ser hospedadas no site da ANCP, com acesso exclusivo para os associados.
www.conexaomedica.com.br


Universidade Federal do Maranhão: realização de um Curso de Cuidados Paliativos com 12 horas de duração para profissionais do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Maranhão.
www.ufma.br


Unimed Fortaleza: o excelente grupo de Cuidados Paliativos da Unimed tem promovido eventos de educação continuada e ajudando a divulgar a prática paliativista no Ceará, com o apoio da ANCP.
www.unimedfortaleza.com.br

Worldwide Palliative Care Alliance – WPCA: a ANCP é membro desta organização inglesa que promove diversos eventos na área de Cuidados Paliativos e é parceira do Help the Hospices.
www.thewpca.org


Sociedades científicas e instituições onde membros da diretoria da ANCP realizaram palestras em congressos, aulas em cursos e outros eventos e a quem agradecem o convite:
  • Associação de Medicina Intensiva Brasileira
  • Associação Médica Brasileira de Acupuntura
  • Associação Paulista de Homeopatia
  • Faculdade de Medicina da USP – Ribeirão Preto/SP
  • Hospital Albert Einstein – SP
  • Hospital Alberto Sabin – Juiz de Fora/MG
  • Hospital de Base – Brasília/DF
  • Hospital do Câncer – Fortaleza/CE.
  • Hospital do Coração – SP
  • Hospital Mater Dei – Belo Horizonte/MG
  • Hospital Nove de Julho – SP
  • Hospital Santa Isabel – Salvador/BA.
  • Hospital Sírio Libanês – SP
  • Hospital Universitário – HU-USP/SP
  • Instituto do Câncer - FMUSP
  • Instituto do Coração – INCOR/SP
  • Instituto Materno Infantil de Pernambuco
  • Pró-Cardíaco – Rio de Janeiro/RJ
  • Sociedade Brasileira de Clínica Médica
  • Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia
  • Sociedade Brasileira de Mastologia
  • Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade
  • Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica
  • Sociedade Paulista de Pediatria
  • Sociedade Paulista de Pneumologia..
  • Serviço Social do Comércio – SESC/MG
  • Serviço Social do Comércio – SESC/SP
  • Universidade Estadual de Londrina–PR
  • Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP/EPM